VirtualCare assinou um protocolo com a ESEP para a disseminação da plataforma educacional e4Nursing

e4Nursing
802 413 Tiago Silva Costa

A Escola Superior de Enfermagem do Porto assinou um protocolo de colaboração com a Virtualcare para a disponibilização, em condições vantajosas, da Plataforma educacional e4Nursing às instituições de ensino superior que ministrem cursos na área de Enfermagem. Esta plataforma emergiu da investigação produzida no âmbito do CIDESI – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas de Informação em Enfermagem, um dos 14 centros mundiais acreditados pelo ICN (International Council of Nurses).

A e4Nursing é uma plataforma web-based, bilíngue (Português / Inglês), orientada para o processo de conceção de cuidados de enfermagem, com uma arquitetura assente nas principais etapas do processo de tomada de decisão clínica e com uma estrutura de conteúdos alinhada com a Ontologia de Enfermagem, aprovada pela Ordem dos Enfermeiros.  A aprovação pela OE, em 2020, da segunda versão da Ontologia de Enfermagem permite que todos os sistemas que a venham a usar no seu backend processem informação interoperável.

Esta plataforma poderá ser um recurso muito valioso na formação graduada, pós-graduada (incluindo o âmbito da mobilidade internacional de estudantes) e ainda, na formação contínua, como a desenvolvida pelos departamentos de formação das instituições de saúde.

Esta nova solução tecnológica, fruto da colaboração da ESEP com a VirtualCare, fundamenta o seu potencial nos princípios da “aprendizagem baseada em problemas” e na promoção da interação entre o docente e os estudantes, centrando o processo de aprendizagem na conceção de cuidados, isto é, no desenvolvimento de competências de tomada de decisão clínica e na capacidade de explanação e sistematização dos cuidados de enfermagem.

A disponibilização desta plataforma permite, agora, aos interessados na sua utilização, adicionar um recurso pedagógico inovador, no âmbito da sua oferta formativa, promovendo, junto dos seus públicos, uma solução de formação e educação de excelência.

Última Atualização: 14 Julho, 2021 às 4:34 pm