VirtualCare recebe acreditação de idoneidade científica da ANI em TIC aplicadas à Saúde

idoneidade-científica-da-ANI_capa
930 488 Tiago Silva Costa

VirtualCare recebe acreditação de idoneidade científica da ANI em TIC aplicadas à Saúde

A Agência Nacional de Inovação (ANI) reconhece a VirtualCare pela sua excelência em atividades de investigação e desenvolvimento no sector de TIC aplicadas à Saúde.

A VirtualCare recebeu recentemente a Certificação de Idoneidade Cientifica da ANI (Agência Nacional de Inovação). A certificação destaca a empresa como líder em atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) no campo das TIC aplicadas à Saúde, abrindo portas para novas parcerias e oportunidades de financiamento

Em Abril de 2023, a ANI confirmou o reconhecimento da idoneidade da VirtualCare, Lda. para a prática de actividades de investigação e desenvolvimento no domínio técnico-científico das TIC aplicadas à Saúde. O pedido de reconhecimento foi apresentado pela empresa em Janeiro de 2023, e a certificação foi concedida de acordo com o Art. 37º-A do Código Fiscal do Investimento, aditado pela Lei nº 114/2017 de 29 de Dezembro.

A Certificação de Idoneidade, válida até ao oitavo exercício seguinte ao pedido, reforça o compromisso da VirtualCare com a inovação e a investigação de ponta no sector de saúde. A empresa agora destaca-se como líder em actividades de I&D no campo das TIC aplicadas à Saúde, com acesso a financiamento por parte de fundos de apoio à I&D e elegibilidade para o Programa SIFIDE dos honorários gastos em I&D.

A VirtualCare apresentou diversos projectos inovadores como parte da sua candidatura à acreditação, incluindo Obscare WCR – Registo clínico eletrónico que dá suporte completo à prática ginecológica e obstétrica, Safebreast – Registo clínico eletrónico que dá suporte completo às atividades clínicas da patologia mamária, PMA – Procriação Medicamente Assistida, SIRAI – Registo de reações adversas a medicamentos e e4Nursing – Ensino de Enfermagem. Esses projectos demonstram a capacidade da empresa de desenvolver soluções tecnológicas avançadas em parceria com instituições de renome, como CINTESIS, ULS de Matosinhos, CHUSJ, Fundação Champalimaud, Sociedade Portuguesa de Senologia, Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução, Unidade de Farmacovigilância do Porto, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Escola Superior de Enfermagem do Porto.

O reconhecimento de idoneidade científica concedido pela ANI à VirtualCare é um marco importante no reconhecimento da qualidade e inovação da empresa no sector de TIC aplicadas à Saúde. Com a certificação, a VirtualCare consolida a sua posição como líder no sector e amplia as suas possibilidades de colaboração e crescimento no mercado de investigação e desenvolvimento em tecnologias de saúde.